Alongamento Vocal

Alongamento Vocal

24 de agosto de 2019 8 Por Kleiser Oliveira

Olá, bem vindo ao blog da Academia Musical.

Muitos cantores desconsideram o alongamento por acreditar que é somente para atleta. Com as inúmeras pesquisas que dispomos nos dias atuais, sabemos que isso não verdade. O alongamento dos músculos é de suma importância para uma boa disposição física durante o dia e também para nossa saúde.

Porem hoje nos limitaremos a falar somente do alongamento vocal.

Você pode está pensando, nunca fiz alongamento antes de cantar e sempre cantei bem… isso pode não ser verdade. Um atleta consegue correr mesmo sem fazer alongamento, porem se o fizer antes, ele correrá distâncias “maiores”, em “menos tempo” e com menos probabilidade de sofrer contusões, câimbras e outros problemas físicos.

Nós cantores, de certa forma, também somos atletas, pois quando cantamos, utilizamos uma grande quantidade de músculos para que nossa performance seja a melhor possível. Assim, é fundamental que antes de cantar, façamos alguns exercícios de relaxamento e alongamento.

Para que serve o alongamento?

Para promover o aumento da flexibilidade muscular, aumentando o comprimento das fibras musculares. Assim, quando alongamos um determinado músculo, maior será a capacidade de articulação comandada por ele, facilitando ainda mais determinadas manobras vocais, evitando também, possíveis lesões.

Logo a baixo, veremos uma série de alongamentos para os profissionais da voz. Atenção, cada exercício de alongamento deve durar entre 10 a 30 segundos. Deve ser feito de maneira “lenta” e “suave” para não causar danos a sua musculatura, e deve sempre retornar a posição inicial de relaxamento.

1. Com os pés paralelos ao chão, coluna reta, joelhos; ombros, braços e mãos soltos e livre; alongue os músculos do abdômen, das costas e da nuca, esticando os braços para cima, pra frente, para os lados e para trás. Execute os exercícios respirando lentamente:

2. Estique bem os braços e mãos em direção ao teto como se quisesse tocar em algo, sentindo esticar todo o corpo, principalmente os braços e a coluna.

Aproveite e Espreguice.

3. Coloque as mãos atrás da cabeça e abra bem os braços sentindo alongar toda a musculatura peitoral, dos braços e da nuca. Inspire profundamente e expire rapidamente.

4. Gire o tronco para o lado direito fazendo leves movimentos de ida e volta e em seguida repita o procedimento para o lado esquerdo. Esse movimento fará com que as fitas laterais do abdômen sejam alongadas.

5. Tencione os ombros para cima inspirando profundamente e na expiração relaxe os ombros rapidamente.

6. Incline sua cabeça para o lado puxando-a com a mão até sentir uma leve pressão, em seguida faça o mesmo para o lado oposto. Repita esse movimento para frente e para traz. Dessa forma você estará alongando as musculaturas laterais, frontais e posteriores do pescoço.

7. Realize movimento de afirmação, movimentando a cabeça para cima, para baixo. Em seguida, de negação, movendo a cabeça de um lado para o outro:

8. Inspire abrindo os intercostais e segure-os abertos por cerca de 8 segundos, em seguida relaxe. Repita o procedimento por cerca de 8 vezes.

9. Faça movimentos circulares com a língua, pressionando-a com certa força contra as bochechas e contra a parte superior e inferior dos lábios.

10. Para alongar ainda mais a região facial, encha as bochechas de ar e esvazie:

11. Utilize a ponta dos dedos para tocar suavemente a região do pescoço e da face, a fim de relaxar as s musculatura e pontos mais específicos:

12. Faça movimentos circulares com a cabeça no sentido horário e em seguida no sentido anti-horário.

13. Faça movimentos circulares com os ombros, girando para frente e em seguida para trás.

Bem, esses são apenas alguns dos inúmeros exercícios para relaxar e alongar a musculatura antes de cantar. Após tudo isso, devemos realizar o aquecimento por meio da produção de fonema. (provavelmente esse será o assunto do próximo Post do nosso curso de Canto.

Pratique esse exercício sempre quando for cantar. Eu garanto que você vai perceber uma melhora constante em seu desempenho.

A gente fica por aqui, até o próximo Post. Não esqueça de compartilhar o link do nosso blog: http://blog.academiamusical.com.br COMENTE E NOS SIGA NO INSTRAGRAM: @academiamusical.int