Qual Violão Comprar – um guia para iniciantes

Qual Violão Comprar – um guia para iniciantes

9 de setembro de 2019 6 Por Kleiser Oliveira

Olá! Bem vindo a Academia Musical

Se você está vendo esse Post, é por que certamente você foi picado pelo mosquito da música e decidiu juntar todas as economias para comprar seu violão. Acredito que você já deve ter ouvido inúmeras sugestões de amigos e agora está se perguntando: dentre tantos tipos, cores, marcas e modelos, qual violão você deve comprar.

A Academia Musical vai lhe ajudar com um “passo a passo” de todos os detalhes que você precisa observar na hora de comprar seu violão.

Vamos lá?!

Determine seu preço

Antes de comparar os preços entre cada modelo de violão, determine o valor que você está disposto a pagar. Encontre o seu valor máximo e depois veja o que você pode comprar com valor estabelecido.

Para não corremos o risco de fugirmos da sua realidade, não iremos determinar o “preço ideal” pois sabemos que cada um possui suas limitações financeiras. Nosso conselho é: não se endivide para comprar um instrumento. Seu instrumento deve lhe trazer momentos agradáveis e não ser um fardo.

Escolha entre madeira laminada ou sólida.

Esse destalhe é consideravelmente determinante para o valor que você irá pagar em seu violão. Os violões com acabamento “laminado” não tem uma vibração tão boa, isso significa que o som não será muito rico e o volume não será tão alto.

Exemplo de Madeira Laminada

Porem se o seu orçamento é apertado, considere comprar um violão com acabamento laminado, pois eles são mais baratos que os de acabamentos sólidos.

Considere a sua habilidade.

É comum vermos um iniciante querer gastar muito dinheiro no seu primeiro instrumento, porem isso nem sempre é o recomendado. Quando se aprende algo, costuma-se errar muito, no violão isso não é diferente: nós erramos quando tocamos, quando afinamos e até mesmo quando guardamos o nosso instrumento findando por danificá-lo nesse momento de aprendizado. É normal, faz parte do processo.

Existe também o outro lado da moeda, aqueles que tentam ao máximo poupar o seu dinheiro na compra de um violão. Essa avareza leva-os a adquirir o instrumento mais barato da loja, que possui tão pouca qualidade que irá atrapalhá-lo. Aprender a tocar é um processo lento, comprar um instrumento de qualidade duvidosa só irá piorar a sua jornada, fazendo com que você desista antes mesmo de começar.

Conheça as marcas de violões.

Todas as melhores marcas de violão possuem produtos com os mais variados preços, então conheça essas marcas e seus produtos, isso irá guiá-lo na hora de sua compra.

A Fender, Yamaha, Washburn, Epiphone e Takamine fazem ótimos violões, tanto para aqueles que procuram violões para iniciantes quanto para os mais  entendidos. Se você está em dúvida, essas marcas boas de se considerar. Já a Taylor e a Martin constroem um violão de preço bem mais elevado, mas com um nível de qualidade muito superior.

Ainda existe os nacionais, como os violões da Tagima, que é uma marca que possui uma grande qualidade em todos os instrumentos que ela produz e uma das mais procuradas. Além dessas, merecem ser destacadas a Giannini, Eagle e Di Giorgio.

Conheça os Estilos de violões.

Decida se você quer um violão acústico ou elétrico.

Violões elétricos podem ser amplificados por meio de cabos e plugues, já os acústicos não tem essa funcionalidade. Os elétricos costumam ser mais caros que os acústicos, mas se você tem a intenção de tocar em uma banda é bom considerar pagar um pouco mais e levar um elétrico da loja.

Outro fator a ser considerado são as cordas do violão. Ou Aço ou Nylon. As cordas de aço são mais agressivas para aqueles que ainda não estão acostumados a tocar um instrumento. Já as cordas de nylon machucam menos os seus dedos, então se você está dando seus primeiros passos, considere comprar um violão com cordas de nylon.

Encontre um corpo ideal para você.

Existem três tipos de corpo de violão: Clássico, Folk (ou Dreadnaught) e o Jumbo.

Exemplo de Violão Clássico

Os clássicos são usados para um estilo mais clássico, obviamente. Músicos que gostam de utilizar os dedos para tocar preferem esse tipo de corpo porque eles possuem uma ótima clareza de som e balanço entre os agudos e os graves.

Exemplo de Violão Folk (Dreadnaughts)

Os Dreadnaughts se projetam mais que os clássicos, muitos os definem como o Violão Folk. Eles são muito comuns entre os artistas que tocam e cantam ao mesmo tempo, e entre as bandas de Rock.

Exemplo de Violão Jumbo

O Jumbo é o tipo de corpo mais equilibrado possuindo alguns artifícios do clássico, como a qualidade de som, e alguns do Dreadnaught, como o volume.

Escolha um violão pequeno se você viajar muito.

Viajar muito não é o único motivo para comprar um violão menor; se você quer presentear uma criança com um instrumento, o violão infantil são os mais bem recomendados. Se você tem uma mão pequena e tem dificuldade para fazer pestanas ou alguma outra técnica considere comprar um violão pequeno.

A decisão final.

Pergunte para alguém que já toca violão.

Se você é um iniciante não seja orgulhoso e pergunte para um amigo que já toca a respeito do violão que você quer comprar. Mesmo se o instrumento que você escolher for usado, uma dica de alguém que já o conhece sempre será bem vinda.

Veja as diferentes madeiras, e tons.

O tipo de madeira que um violão é feito irá afetar o som que ele produz, saber como você quer que seu som seja ouvido irá ajudá-lo a saber qual tipo de madeira comprar. Existem diversas madeiras, mas os mais comuns são:

Spruce – É a madeira mais comum entre os violões, tem um tom brilhante que se mantém claro, mesmo quando tocado em altos volumes.

Cedar – É aconselhada para os que gostam de tocar com o dedo pois entregam tons quentes e ricos, mesmo que tocados com rapidez.

Mogno – Esse tipo de madeira tem um som agressivo e forte, excelente para aqueles que gostam de tocar blues e jazz.

Maple – Ela é muito transparente e não emite um som muito brilhante.

Veja os aspectos do instrumento que você irá comprar.

Existem vários aspectos que você deve olhar quando está comprando um violão, é claro que os supracitados conforto e som são muito importantes, mas considere olhar para esses condições antes de adquirir um instrumento.

Bata na madeira do violão, se o som tiver eco significa que aquele instrumento possui um bom grave, se o eco for pequeno o violão produz um brilho mais acentuado.

Veja a o tamanho da separação entre as cordas e o braço, quanto maior for a separação mais difícil vai ser tocar aquele violão, já aqueles que são rentes possuem um tocabilidade melhor.

Com esses conselhos você está pronto para comprar o seu violão!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/academiamusical.inst/

Facebook: https://www.facebook.com/kleiserOliveiraOficial/

Um Abraço e até a próxima!!!